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Conheça mais um pouco de como foi o primeiro "Festival Folclórico de Parintins"

Em 1965 aconteceu o primeiro Festival Folclórico de Parintins, criado por Raimundo Muniz [carece de fontes], mas não houve participação dos bumbás. A primeira disputa veio no segundo Festival.

Itens Julgados

Ao todo são julgados 99 quesitos ou itens no Festival de Parintins, sendo eles de ordem individual ou coletiva. São eles em ordem de julgamento:
1 - Apresentador
2 - Levantador de Toadas
3 - Batucada/Marujada
4 - Ritual Indígena
5 - Porta-Estandarte
6 - Amo do Boi
7 - Sinhazinha da Fazenda
8 - Rainha do Folclore
9 - Cunhã-Poranga
10 - Boi-Bumbá Evolução
11 - Toada, Letra e Música
12 - Pajé
13 - Tribos Indígenas
14 - Tuxauas
15 - Figura Típica Regional
16 - Alegoria
17 - Lenda Amazônica
18 - Vaqueirada
19 - Galera
20 - Coreografia
21 - Organização do Conjunto Folclórico

Componentes do festival

  • Música
A música, que acompanha durante todo o tempo, é a toada, acompanhada por um grupo de mais de 400 ritmistas.
Os dois Bois dançam e cantam por um período de três horas, com ordem de entrada na arena alternada em cada dia. As letras das canções resgatam o passado de mitos e lendas da floresta amazônica. Muitas das toadas incluem também sons da floresta e canto de pássaros.
  • Ritual
O ritual dos Bumbás mostra a lenda de Pai Francisco e Mãe Catirina que conseguem, com a ajuda do Pajé, fazer renascer o boi do patrão. Conta a lenda que Mãe Catirina, grávida, deseja comer a língua do boi mais bonito da fazenda. Para satisfazer o desejo da mulher, Pai Francisco manda matar o boi de estimação do patrão.
Pai Francisco é descoberto, tenta fugir, mas é preso. Para salvar o boi, um padre e um médico são chamados (o pajé, na tradição indígena) e o boi ressuscita. Pai Francisco e Mãe Catirina são perdoados e há uma grande comemoração.

Personagens da festa

  • Apresentador
A ópera do Boi tem um apresentador oficial, que comanda todo o espetáculo. O levantador de toadas faz a trilha sonora e dá um show de interpretação, transmitindo empolgação à sua galera (Festival (torcida).
  • Levantador de toadas
Todas as músicas que fazem a trilha sonora das apresentações são interpretadas pelo levantador de toadas. Trata-se de uma figura importante, já que a técnica, a força e a beleza de sua interpretação não só valem pontos como ajudam a trazer à tona a emoção dos brincantes. David Assayag e o mais reconhecido levantador do festival.
  • Amo do Boi
O Amo do Boi, com seu jeito caboclo, exalta a originalidade e a tradição do nosso folclore, fazendo soar o berrante e tirando o verso em grande estilo. É a chamada do Boi, que vem para bailar.
  • Sinhazinha da Fazenda
É a filha do dono da fazenda, que se apresenta na arena dando sal pro boi.
  • Figuras Típicas Regionais e Lendas Amazônicas
Fazem aflorar os sentimentos de amor e paixão. Alegorias gigantes se movimentam. Coreografias e fantasias originais, com luz teatral e fogos, dão um brilho especial ao espetáculo.
  • Porta Estandarte, Rainha do Folclore e Cunhã-Poranga
Dão um banho de charme, beleza e simpatia. E na sequência, o grande mito feminino do nosso folclore: Cunhã Poranga! A moça mais bela da tribo dá um show de magia, irradiando toda a sua beleza nativa, de olhar selvagem, com seu lindo corpo emoldurado de penas. Aparece aqui o elemento indígena, incorporado à festa do Boi no folclore amazônico.
  • Tribos
Dezenas de Tribos Masculinas e Femininas, com suas cores vibrantes, compõem um cenário tribal delirante, de coreografias deslumbrantes. Os Tuxauas Luxo e Originalidade são um primor de beleza.
  • Ritual
No apogeu da apresentação, acontece o Ritual, uma dramatização teatral comovente, culminando sempre com a mágica e misteriosa intervenção do Pajé, o poderoso curandeiro e temido feiticeiro, que faz a dança da pajelança. É a grande apoteose da noite.
  • Galera
A galera (torcida) dá um show à parte. Enquanto um Boi se apresenta, sua galera participa com todo entusiasmo. Seu desempenho também é julgado. Do outro lado, a galera do contrário (adversário) não se manifesta, ficando no mais absoluto silêncio, num exemplo de cordialidade, respeito e civilidade.
  • Jurados
Os jurados são sorteados na véspera do Festival e todos vêm de outros estados. Pela proximidade, pessoas do norte são vetadas. O requisito é ser estudioso da arte, da cultura e do folclore brasileiro. Mais de 20 itens são julgados, à luz de um regulamento simples, claro e preciso.
Quem visita Parintins, fica encantado com a arte indígena, uma das temáticas da festa e com a culinária do local. O grande atrativo, porém, é o Festival Folclórico. É nessa época do ano que a população da cidade praticamente dobra.

Resultados

Campeões
Ano Campeão
1966 Garantido
1967 Garantido
1968 Garantido
1969 Caprichoso
1970 Garantido
1971 Garantido
1972 Caprichoso
1973 Garantido
1974 Caprichoso
1975 Garantido
1976 Caprichoso
1977 Caprichoso
1978 Garantido
1979 Caprichoso
1980 Garantido
1981 Garantido
1982 Garantido
1983 Garantido
1984 Garantido
1985 Caprichoso
1986 Garantido
1987 Caprichoso
1988 Garantido
1989 Garantido
1990 Caprichoso
1991 Garantido
1992 Caprichoso
1993 Garantido
1994 Caprichoso
1995 Caprichoso
1996 Caprichoso
1997 Garantido
1998 Caprichoso
1999 Garantido
2000 Garantido
Caprichoso
2001 Garantido
2002 Garantido
2003 Caprichoso
2004 Garantido
2005 Garantido
2006 Garantido
2007 Caprichoso
2008 Caprichoso
2009 Garantido
2010 Caprichoso
2011 Garantido [2]

Transmissão

  • A primeira edição do Festival Folclórico a ser transmitido ao vivo foi em 1994, pela Rede Amazônica de Televisão afiliada da Rede Globo. Este contrato vigorou até 1999, no ano seguinte a transmissão passou a TV A Crítica que ficou responsável pela mesma até 2007.
  • Desde a edição de 2008, a Rede Bandeirantes transmite para todo o Brasil os três dias do evento em alta definição, um fato interessante é que durante a transmissão, o símbolo da emissora fica com a cor do boi que está se apresentando, azul na hora do Caprichoso e vermelho na hora do Garantido.

Itens Relevantes

  • Um torcedor jamais fala o nome do outro Boi, e usa apenas a palavra "contrário" quando quer se referir ao opositor. São proibidas vaias, palmas, gritos ou qualquer outra demonstração de expressão quando o "contrário" se apresenta.

Referências

Ver também

COMO BOM TORCEDOR EU ESPERO QUE O GARANTIDO GANHE O FESTIVAL DE 2012.
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