Deixe seus comentários aqui

Entendendo com se faz um projeto, baseado nos ensinamentos de Bruno Munari


Projetar éfácil quando se sabe o que fazer. (…) problemas simples que parecem difíceis não se conhecem os problemas que se mostram impossíveis de resolver. (…) énecessário no caso de um grande projeto aumentar o número dos especialistas e dos colaboradores, e adotar o método ànova situação.
(…) O método projetualnão émais do que uma série de operações necessárias, dispostas por ordem lógica, ditada pela experiência. O seu objetivo éo de se atingir o melhor resultado com o menor esforço.
(…) no campo do design não se deve projetar sem um método, pensar de forma artística procurando logo a solução, sem se ter feito uma pesquisa para se documentar acerca do que jáfoi feito de semelhante ao que se quer projetar; sem saber que materiais utilizar para a construção, sem ter precisado bem a sua exata função.
(…) criatividade não significa improvisação sem método (...). A série de operações do método projetualéfeita de valores objetivos que se tornam instrumentos de trabalho nas mãos do projetista criativo.
O método projetualpara o designer não é nada de absoluto nem definitivo; éalgo que se pode modificar se se encontrarem outros valores objetivos que melhorem o processo. E isso liga-se àcriatividade do projetista que, ao aplicar o método, pode descobrir algo para o melhorar. Portanto, as regras do método não bloqueiam a personalidade do projetista mas, pelo contrário, estimulam-no a descobrir coisas que, eventualmente, poderão ser úteis aos outros.
Épreciso saber se um problema tem solução ou não.
O problema não se resolve por si só. Entretanto, ele jácontém a maior parte dos elementos para a sua solução. É necessário, portanto, conhecê-los e utilizá-los no projeto de solução.
(…) Quando um problema não se pode resolver, não éum problema. Quando um problema se pode resolver, também não éum problema.
(...) énecessário antes de tudo saber distinguir se um problema éresolvível ou não.
(…) O problema de design resulta de uma necessidade. (...) pessoas sentem a necessidade de ter (...)
O problema não se resolve por si só; no entanto, contem játodos os elementos para a sua solução, é necessário conhecê-los e utilizá-los no projeto de solução.
Sintetizamos os elementos que compõem o início do método.
Um problema pode ter várias soluções, e é preciso nesse caso definir por qual optamos.
definição do problema
solução problemaMuitos projetistas procuram encontrar imediatamente uma idéia para resolver o problema. A idéia énecessária, com efeito, mas não é este o momento indicado.
Qualquer que seja o problema pode-se dividí-lonos seus componentes. Esta operação facilita o projeto porque tende a por em evidência os pequenos problemas singulares que ocultam nos subproblemas.
definição do problema
solução problema idéia
(...) é necessário o projetista ter uma série de informações acerca de cada problema singular para uma maior segurança no projeto.
Desmontar um problema nos seus componentes significa descobrir muitos subproblemas. (...) A parte mais árdua do trabalho do designer seráa de conhecer as várias soluções com o projeto global. A solução do problema geral estájá coordenação criativa das soluções dos subproblemas.
definição do problema
solução problema idéia componentes do problema
(...) ébom recolher todos os dados necessários para estudar os componentes um a um. A idéia que deveria resolver tudo deve deixar-se ainda para mais tarde.
definição do problema
solução problema idéia componentes do problema coleta de dados
(...) ébom recolher todos os dados necessários para estudar os componentes um a um. A idéia que deveria resolver tudo deve deixar-se ainda para mais tarde.
definição do problema
solução problema idéia componentes do problema coleta de dados análise dos dados
Enquanto a idéia é algo que deveria fornecer a solução bela e pronta, a criatividade toma este lugar, antes de se decidir por uma solução, todas as operações necessárias que se seguem a análise dos dados.
definição do problema
solução problema componentes do problema coleta de dados análise dos dados criatividade
A criatividade, recolhe também outros dados acerca dos possibilidades matéricase tecnológicas à disposição do projeto.
definição do problema
solução problema componentes do problema coleta de dados análise dos dados criatividade materiais tecnológicos
Depois do levantamento dos dados sobre os materiais e sobre as técnicas, a criatividade dirige experimentações dos materiais e dos instrumentos para ter ainda outros dados com que estabelecer relações úteis ao projeto.
definição do problema
solução problema componentes do problema coleta de dados análise dos dados criatividade materiais tecnológicos experimentação
Da experimentaçãopodem surgir modelos, realizados para demonstrar as possibilidades ou técnicas e usar no projeto.
definição do problema
solução problema componentes do problema coleta de dados análise dos dados criatividade materiais tecnológicos experimentação modelo
Nessa altura torna-se necessária uma verificação do modelo, ou dos modelos caso as soluções possíveis sejam mais de uma.
definição do problema
solução problema componentes do problema coleta de dados análise dos dados criatividade materiais tecnológicos experimentação modelo verificação
Com base em todos os dados pode-se começar a preparar os desenhos construtivos, em escala ou em tamanho natural, com todas as medidas precisas e todas as indicações necessárias à realização do protótipo.
Reações:

0 comentário: