Deixe seus comentários aqui

12 de Julho – Dia do Engenheiro Florestal

Mas porque se comemora hoje ?

Hoje é dia de São João Gualberto, Protetor dos Florestais.
Pelo carinho e dedicação, evidencia-se um discipulado dos que fizeram esta edição em relação a São João Gualberto, como mestre inspirador na conservação das florestas, confiadas ao zelo dos Engenheiros Florestais. 
Assim também cantara o poeta:
“Para cumprir belas empresas
A arte ajuda e o tino tem parte.
Mas, se o céu não é amigo
Desfaz-se o tino e a arte.”
A nossa gratidão e o desejo que estas páginas possam tornar mais conhecida a figura de São João Gualberto, benemérito no ideal da cultura das florestas, que mereceu ser declarado oficialmente “PADROEIRO DOS FLORESTAIS”, pelo saudoso Papa Pio XII.
O cultivo dos Bosques
São João Gualberto não só se dedicou ao apostolado religioso e caritativo, mas, inspirando-se no programa beneditino, resumido no binômio Reza e Trabalho, exerceu também fecunda missão social mediante trabalho mais útil, mais sagrado, dedicando-se com os seus monges à agricultura e à silvicultura. Historiadores e biógrafos de São João Gualberto nos mostram que ele lançou os primeiros germes para o cultivo racional dos bosques de Valombrosa e apontam os Valombrosanos como precursores da lei agrária; pois eles iniciaram a divisão da propriedade, criaram a burguesia rural, e deram poderoso impulso ao melhoramento das condições sociais do povo. Os filhos espirituais de São João Gualberto, para desenvolver o trabalho iniciado por seu Santo Fundador, tiveram de lutar não somente contra as dificuldades do terreno, mas vencer preconceitos profundamente radicados, e interesses egoístas. Entretanto, confiando em Deus e na boa causa, venceram todos os obstáculos: as montanhas de Valombrosa foram coroadas de bosques espessos e ricas florestas. E, ainda hoje, nos montes que rodeiam o Mosteiro de Valombrosa, onde São João Gualberto começou os primeiros trabalhos de silvicultura, contemplam-se copadas árvores que fazem a admiração dos estrangeiros e tornam Valombrosa um dos mais deliciosos lugares europeus de veraneio  e ecoturismo.
O Protetor dos Florestais
Por esta razão em 12 de janeiro de 1952 o Papa Pio XII proclamou São João Gualberto Protetor dos Florestais. Seu dia se comemora em 12 de Julho, pois foi nesse dia do ano de 1073 que, na idade de 78 anos, São João Gualberto encerrou a sua jornada laboriosa e entregou multiplicado, ao Pai Celeste, o talento que havia recebido.
Agora você já sabe porque 12 de julho é dia do Engenheiro Florestal. ;)
Reações:

0 comentário: